Dicas para prova da OAB

Todo mundo sabe que já há algum tempo não é fácil passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Após uma penosa 1ª fase em que se tem que realizar uma complexa análise interpretativa dos misteriosos pensamentos de um examinador macabro, ainda é necessário passar pelo calvário da 2ª fase pra se conseguir a bendita carteirinha.

E é no meio de tanta ansiedade e expectativa para a 2ª fase, pra saber o que escrever naquelas que parecem ser as mais intermináveis linhas dos seus últimos anos acadêmicos, onde se busca adivinhações das mais diversas quanto às probabilidades de peças e questões, que boa parte dos pretensos advogados acaba se perdendo.

Nessa hora o mais importante é manter a calma e a objetividade. Qualidades, aliás, essenciais a um bom profissional da área.

Na jornada de preparação para a prova afaste aqueles pensamentos súbitos e perturbadores de insegurança, geralmente lançados por algum colega desesperado poucos dias antes e que, insiste em te contaminar. E se você tende a considerar a opinião daquele povo histérico da sua sala do cursinho, pode parar por aí!!! Tem gente que jura que ouviu dizer que aquela peça é a que vai ser pedida, ou que as questões discursivas serão baseadas nos temas mais obscuros, desconhecidos e controversos do Direito. Não é bem assim não!!! Ouça o seu professor, geralmente as orientações dele são super válidas. Como a prova da Ordem, em regra, é uma Caixa de Pandora, ninguém sabe o que pode sair, o importante é escolher seu foco e não ficar se perdendo nas variantes. Estude e se prepare dentro das dicas que lhe forem dadas. Afinal os caras fazem esse tipo de orientação há anos, vale à pena dar um crédito.

E pra você que não está fazendo um cursinho, uma dica legal pra peça, no que diz respeito ao direito material, é estudar os itens que mais tem repercutido dentro do ramo optado por você para a 2ª fase. Já as questões, essas sim, merecem um tempo maior para avaliação de probabilidades na hora da pesquisa para respondê-las. Não se esqueça de dar uma olhadinha nas súmulas, instruções normativas e jurisprudências se houver. Isso com certeza vai ajudar.

Outro erro muito comum que o pessoal tende a cometer é entrar na onda de filosofar. POR FAVOR, NÃO FAÇAM ISSO!!! O examinador quer saber seu posicionamento mais conciso e claro. Não fique dando voltas e floreios. Não precisa colocar todas as correntes sobre o tema. Esqueça as minoritárias e vá direto naquela relevante, predominante sobre o tema discorrido. Até porque, se alguma corrente minoritária for adotada, há grandes chances de a questão ser derrubada posteriormente por recurso.
Outra estratégia boa é após analisar a prova como um todo, fazer um esquema mental/comparativo dos assuntos abordados com os estudados na sua preparação e começar a responder aquilo que for mais fácil localizar no material.

E por falar em material… CUIDADO! Não vá levar aquela mala jumbo cheia de livros que você mal consegue arrastar pelo caminho. O segredo é levar para a consulta os livros com os quais você realmente estudou. Se você acha que aqueles não são suficientes, leve um ou outro a mais, com posicionamentos diferentes, só para prevenir. Entretanto, antes, não se abstenha de dar uma olhadinha neles. Uma arma importante, e que o fará ganhar tempo na hora da prova é saber o que procurar e onde será mais provável encontrar.
Assim, seguem mais dez dicas rápidas importantes para a véspera e para a hora da prova:

1 – Na véspera descanse. É importante que no dia do exame você esteja com as energias totalmente carregadas, pois a prova é naturalmente desgastante;
2 – Controle a ansiedade de véspera. Faça algo que o distraia. Mas sem exageros;
3 – Não tente memorizar informações de última hora, isso só aumenta o nervosismo. Contudo, para aqueles que não conseguirem seguir a risca essa dica, se atenham a passar o olho, no máximo, em materiais tipo “resumão”.
4 – Na hora da prova concentre-se na leitura. Nesse momento só pode existir a prova, outros assuntos devem ser desconsiderados.
5 – Pense numa coisa de cada vez;
6 – Leia atentamente as questões práticas observando cuidadosamente o problema jurídico atentando-se para o fato narrado;
7 – Na peça procure reforçar seus argumentos com opiniões de juristas e jurisprudências, mas seja preciso em seus argumentos.
8 – Cuidado com os erros de português. Na elaboração da peça, atenção às concordâncias;
9 – Não perca o controle do tempo de prova. Divida-se bem. É aconselhável que se faça primeiramente as questões e depois a peça.
10 – Depois de tudo isso, se não der pra passar nessa…não esquenta!! Daqui a alguns meses tem outra prova!!!

BOA SORTE!!!

8 Comments

  1. Excelente texto! Muito bem redigido e elaborado. Gostei bastante da abordagem jornalística para um assunto que está em alta. Não é o meu caso, mas para aqueles que irão fazer a prova da OAB, esta é sem dúvida, uma ótima opção de leitura ás vésperas do exame.
    PARABÉNS!!!!
    Beijos!!

  2. Maria Julia,

    Adorei o seu texto!!! Eu não preciso fazer a prova da OAB, porém a tensão para realizar a prova de um concurso público é tão grande quanto aquela. Como você mesma disse, as dicas são super válidas!!! Irei seguí-las com muita fé!!

    Beijos,

    Marcelli

  3. Gostei muito do seu texto, Maria Júlia…
    De fato, é o assunto do momento e para aqueles que irão fazer o exame da OAB, as dicas são extremamente úteis!!

    Parabéns pela escrita clara e objetiva!!

  4. ADOREI O SEU TEXTO.

    Colocou dicas objetivas e práticas.
    Dicas que podem ser utilizadas não só em provas da OAB.
    Espero ter a oportunidade de pegar outras dicas contigo.

  5. Parabéns pela publicação!!!
    As informações contidas no texto são realmente muito interessantes. Certamente serão consideradas quendo estiver fazendo a prova!

    Valeu!!!!!!

  6. Maria Júlia,

    Parabéns pelo texto!! Muito bem elaborado e escrito, o que infere total domínio do assunto… Nada que surpreenda, é claro, pois vem de uma advogada que passou no exame com êxito!! As dicas são ótimas e super válidas!! Vou repassá-las aos amigos que estão prestes a fazer a prova…

    Um grande abraço!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*