Aprenda tudo sobre o Pronatec e veja como ele pode te ajudar a evoluir profissionalmente
O mercado de trabalho no Brasil anda cada vez mais concorrido, dificilmente se consegue algum bom emprego sem a qualificação devida. Mas ao mesmo tempo, sabemos também que é cada vez mais díficil ingressar em uma faculdade de qualidade, ainda mais sendo particular, devido aos altos preços praticados por essas instituições. Hoje então, vou falar sobre um programa que pode ajudar bastante quem precisa estudar e não tem condições financeiras. Vamos explicar tudo sobre o famoso programa Pronatec:como se inscrever, quem pode fazer, como funciona e muito mais. Acompanhe conosco.
O que é o pronatec
Indo diretamente ao ponto, O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
Quem põe participar do programa
Na prática, Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode passar pelo processo de inscrição! Basta ter como objetivo crescer profissionalmente e buscar qualificação. Membros de famílias participantes do Bolsa Família estão dentro, por exemplo, assim como todo estudante matriculado ou que já concluiu o Ensino Médio em escolas da rede pública, agricultores, indígenas e membros de comunidades quilombolas, portador de necessidades especiais, profissionais fora do mercado de trabalho e que querem voltar à ativa, além de pessoas inscritas no CadÚnico.
Como fazer a inscrição?
Para se inscrever nos cursos do Pronatec 2015 o aluno deve estar regularmente matriculado ou ter concluído o ensino médio em escolas da rede publica.
As Inscrições para o Pronatec 2015 acontecem nas próprias instituições, por isso o aluno interessado deve procurar o local do curso ou ficar atento em portais da instituição na internet. O aluno deve ficar ligado para os requisitos específicos de cada instituição.
Conclusão
Bom caros leitores e leitoras, espero que tenham gostado dessas informações e que consigam se inscrever com sucesso nos cursos do pronatec.
Um outro programa educacional bem bacana é o educa mais , breve faremos um artigo sobre ele.
Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!
Até a próxima pessoal!
tenho uma amiga q participa do pronatec,mas ela faltou a metade do curso,so voltou para as provas finaisainda tem possibilidade dela conseguir o diploma?